12 junho 2016

Amor, conto de fadas e outras coisas...

Por: Bel Forindo e Mi Soares.


Enfim chegou mais um dia dos namorados, e mesmo estando em dia com a felicidade, decidimos desmistificar essa coisa toda, o famoso mito do amor romântico, afinal nem tudo se resume a flores, chocolate e beijinhos.

Amar não se resume a troca de carinhos, presentes ou coraçõezinhos, na verdade é você saber que a pessoa tem milhares de defeitos e ainda assim, conseguir enxergar suas qualidades. É você ter noção de que o outro comete tantos erros quanto você. É você escolher perdoar, mesmo em momentos que muitos julgariam imperdoável. É você escolher ficar, quando poderia ir.

Amar não é fácil, pois para amar precisamos abrir mão de nosso eu em prol do outro, não existe espaço para egocentrismo no amor, ele requer empatia, principalmente naqueles dias em que você mataria seu parceiro. Sim, não se engane, esses dias existem e não são raros, simplesmente porque apesar de se tratar de ‘uma carne’, ainda assim são duas cabeças pensantes, com opiniões, culturas, criações e inúmeros outros fatores diferentes. Então, amor requer sim, muita paciência.

Nem sempre os dias serão como nos comerciais de margarina, nem sempre o seu rosto será preenchido pelo sorriso, nem sempre as coisas e o mundo serão cor de rosa. Precisamos parar com essa mania de achar que amor de novela tem obrigatoriedade de ser real, que contos de fada existem, pois assim não enxergamos a beleza que existe no amor real, aquele amor nosso de cada dia, simples e sem máscaras. Aquele que não vê condição física, não vê classe social, não vê etnia, não vê peso, não vê credo ou sexo, esse amor é que precisamos enaltecer e enxergar como belo, pois esse é genuinamente amor.
Aquele amor que faz superar todos os desafios. Aquele amor que permanece a seu lado no momento da doença. Aquele que te espera enquanto você está longe. Aquele que mesmo depois da decepção escolhe te cuidar e selar por você. O amor que te faz levantar todos os dias e seguir em frente, esse sim é um amor de conto de fadas.

Não adianta acharmos que o príncipe encantado existe se não estamos dispostas a sermos princesas, devido a isso cabe a afirmação “Conto de fadas não existe!”. Sabe porquê? Por que não existe perfeição. Por quê ainda permanecemos com essa doença crônica de exigir do outro aquilo que não somos?  Precisamos rever isso e reconhecer que não existe de fato nem a perfeição e nem o conto de fadas, o que existe é a nossa vontade de viver um amor real, somado a nosso empenho em fazer dar certo. Claro que vai ter aquele pessoal que a princípio vai gritar, “mas eu vivo um conto de fadas”, porém após uma análise mais detalhada vai ver que seu amor, supera qualquer conto. Vai entender que seu amor real, vai além de qualquer expectativa. Amor real a gente vive, amor real não precisa ser idealizado e justamente por isso ele é tão maravilhoso.

Mesmo dizendo tantas “realidades” sobre amor, é importante dizer que amar é sim a melhor coisa da vida. Que somente o amor tem o poder de transpor barreiras, nos fazendo superar limites, realizar o inimaginável e crer no inacreditável. Que o amor nos torna mais fortes e confiantes o suficiente para enfrentar toda uma vida de batalhas.
Muitos passam a vida buscando o amor, lutando para encontrar um porto seguro, alguém em quem confiar, em muitos dos casos simplesmente não o encontram, talvez por idealizar demais, por esperar demais e por não entender que amor não se planeja, se vive.

E se você encontrou sua metade da laranja, sua tampa de panela, seu sapato furado.... Faça o que estiver ao seu alcance para que essa relação dê certo, pois o amor, assim como a vida, carece de cuidados, zelo, rega, cultivo, chame como quiser, mas atenha-se ao fato de que amor, não sobrevive de planejamentos, de idealizações ou teorias, amor requer entrega e muita dedicação.
E se você ainda não encontrou um amor para chamar de seu, peço que não perca a esperança, o principal para ser feliz você tem, pois você é um dos poucos humanos loucos o suficiente para acreditar no amor e o desejar ardentemente para sua vida. Sim, há quem não queira. E em um mundo onde se nega amor, você ser justamente aquele que vai na contramão da massa, querendo exatamente aquilo que muitos não querem, te faz um ser único e especial. Então não desista, porque com certeza existe alguém tão especial quanto você, vagando por aí à sua procura.



 Ame, se entregue e viva como se não houvesse amanhã! Feliz dia dos Namorados!






2 Comments:

Penha said...

Aprender a aceitar o outro a cada dia pois assim acontecerá o verdadeiro encontro das almas através do amor enfrentando juntos tudo que lhes for proposto ao longo da vida.
Belo texto. Namorar sempre mas com pé na realidade. bjin

Unknown said...

Ficamos imensamente felizes, em saber que nossos textos estão alcançando os corações das pessoas. Obrigada pelo incentivo e carinho de sempre! Tenha uma linda semana!

Postar um comentário